quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



"A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
A data serve ainda para recordar as conquistas das mulheres  e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico é outro dos objectivos do Dia Internacional da Mulher.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher."
Por detrás das grandes mulheres do século XXI, estão outras grandes mulheres, as que eram dependentes dos maridos e dos pais, as que não tinham a liberdade de escolha nem vontades próprias, essas sim são as nossas Grandes Mulheres que lutaram e venceram as anteriores batalhas, durante séculos, para nós agora podermos estudar, viajar, tirar a carta, ser independentes, comprarmos o que nos aptecer, casar e ter filhos por vontade própria e não por princípios incutidos das antigas sociedades, e se não estivermos contentes ter direito ao divórcio.
Sem elas a nossa vida não era o que é, mas isto é normal para nós do lado de cá do ocidente, mas do lado de lá ainda existe as palavras que não podem ser ditas, o prazer mutilado, e os véus que as escondem...
Algumas mulheres importantes que
deixaram a sua marca no mundo

Cleopatra - Uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade, foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte.

Joana D'Arc - Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

Carmen Miranda - Cantora e actriz luso-brasileira, faz rádio. teatro, cinema e televisão, chegando a receber, até então, o maior salário pago a uma mulher nos E.U.A..

Evita Péron - Actriz e líder politica na Argentina, foi para muitos a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina

Margaret Thatcher - Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e económicas no Reino Unido.

Coco Chanel - Foi o grande nome feminino da moda, e muito do vestuário feminino actual é baseado em suas obras. Foi a estilistas que vestiu a grande primeira-dama Jackie Kennedy e grandes estrelas de Hollywood. Sua moda vai ser sempre lembrada pela inovação e delicadeza.





by: Gata Branca

Sem comentários:

Enviar um comentário