terça-feira, 17 de abril de 2012

O Passado em VHS



Ontem vi pela centésima vez o vídeo (sim em VHS) do baptizado da minha irmã e ainda tem umas filmagens do meu aniversário...
Adoro ver esta cassete e até agora só me tem trazido coisas boas á memória. Posso recordar pessoas que já não existem, sem ter de procurar nas minhas memórias de criança, e reavivar e memória que com o tempo já não dá para ser tão precisa como quando tinha 5 anos, em que tudo era recente e estava a viver o que para mim neste momento é o passado.
Ver como as pessoas mudaram e reparar que nos meus avós maternos a única coisa que mudou foi a cor do cabelo! As rugas são poucas, fisicamente estão na mesma! Estes 20 anos passaram-lhes completamente ao lado...
É caso para dizer que quando for velhinha quero ser como eles e como a minha mãe que não tem um único cabelo branco e eu já tenho 7, e rugas só as de expressão...
Lembro-me perfeitamente do grelhador que me ofereceram nos meus anos, no ano das filmagens... Eu acho incrível conseguir-me lembrar de coisas e cenas que se passaram quando tinha 2,3,4,5 anos! Também existem pessoas que dizem que estou a inventar que é impossível que só me lembro porque me contaram, mas essas não entram na minha cabeça para que lhes possa confirmar! Claro que também não me lembro do dia-a-dia são apenas pequenos flashes de memória que guardo e que vou recordando sempre para que não esqueça.
Adoro relembrar um dia de chuva em que eu queria andar de bicicleta. O meu avô calmamente tentava explicar-me que não podia porque estava a chover (não me recordo das palavras que me disse) mas a minha avó entrou na cozinha com a mini-bicicleta e disse que eu podia andar um bocadinho mas tinha de ter cuidado. E lá fui eu feliz da vida andar de bicicleta, numa cozinha, á volta da mesa redonda que dava para toda a família se reunir em almoços e jantares. Não sei ao certo que idade tinha, a minha mãe diz que foi quando larguei o triciclo por volta de 18 meses e a minha avó diz que devia ter 2 anos...
Ontem enquanto via as filmagens com a  minha mãe ela disse-me que eu devia ter um "problema qualquer" pois andava sempre aos pulinhos, a dançar e a brincar, só parava para dormir...
Adorei rever-me nas filmagens e ver que a felicidade era enorme e estava explicita no meu olhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário